07/02/2025
Envolvidos com nosso tempo e, menos ainda, com nosso próprio umbigo, somos incapazes de reconhecer os processos históricos da sociedade humana, até porque muitos de nós não foram ensinados sobre isso.
Viver o presente pode ser angustiante e somos tentados a reconhecer que a sociedade humana vive um irrefreável processo de decadência e autodestruição.
Ao pensar assim, certamente desconhecemos que a cinquenta anos atrás era plenamente aceitável que a mulher ocupasse um papel secundário e submisso na sociedade, em que até a violência era justificada. De lá para cá, quanta coisa mudou.
Se voltarmos duzentos anos no tempo, veremos que a escravidão era algo aceito e justificado até mesmo pela religião de origem europeia. Sabemos que ainda há aqueles que defendam e pratiquem tal indignidade, que novas formas de exploração surgiram, mas, ainda assim, até as práticas indignas precisam se adaptar à evolução da consciência da coletividade.
Devemos acreditar na evolução da civilização humana, mesmo que mentes e consciências tombem ao nosso lado. É só olhar o passado e veremos que mesmo os períodos de retrocesso só serviram para impulsionar ainda mais os de evolução.
Leia “O Mundo de Best”: https://www.omundodebest.com.br/
Um livro para não deixarmos de acreditar!
#evolucaodasociedadehumana
#omundodebest #livro #poemas #historias
O Mundo de Best e o desejo da Pedra!
Uma instigante e incrível viagem! Vamos?